Vimos no último post que a respiração oral (pela boca), gera uma série de prejuízos, mas hoje quero dar um destaque especial para os seus maus hábitos miofuncionais, que são ações involuntárias envolvendo a utilização dos músculos, em especial a musculatura orofacial.

Hábitos como deglutição atípica, respiração bucal e posicionamento incorreto da língua, acarretam em impactos no desenvolvimento craniofacial e consequentemente, na postura do indivíduo.

Como por exemplo a cabeça mal posicionada em relação ao pescoço, que acaba forçando a coluna a se adaptar. Assim, a modificando a cervical e impulsionando a mandíbula para frente. E as consequências não param por ai! O restante da postura do indivíduo, precisa se adaptar a essa mudança, o que pode acarretar em problemas de equilíbrio.

A prevenção ou tratamento pode e dever ser feita com uma equipe multidisciplinar, visando a correção desses maus hábitos e adquirindo maior qualidade de vida no processo.

E ai, você já imaginava que existia essa relação?

#miofuncional#miofuncionalorofacial#miofuncionais#respiração#respirarpelaboca#nariztrancado#adenoides#carneesponjosa#obstruçãonasal#odontologiaintegrativa#deformidadesdentais#alteraçõesposturais#mudançascomportamentais#odontoriodejaneiro#saudeintegrativa

Você sabia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Qual sua dúvida?